Propostas de reedição

Júlia Bastos Lima de Almeida
2 min readJan 11, 2021

--

Como 6ª e última postagem da disciplina, venho comentar sobre uma das propostas de reedição de um objeto editorial literário já existente no mundo, que foi a proposta de trabalho final para a disciplina.

Mas, primeiramente, apresento a minha a proposta de reedição da revista literária da TAG - Curadoria. Já havia comentado sobre a minha escolha em outra postagem, e agora apresento o produto das reflexões em formato de vídeo:

No vídeo que produzi, proponho a reedição da revista para uma versão para as pessoas que ainda não são assinantes do clube de assinatura da TAG, como uma maneira de prospectar novos clientes. A ideia é que, em uma versão digital, a revista funcione como um espaço para que as pessoas possam conhecer mais sobre o clube e ao mesmo tempo consumir e produzir sobre literatura. A revista seria enviada mensalmente aos interessados em conhecer mais sobre o clube, que se inscreveriam no site da TAG para receber o link e teria sua temática e projeto gráfico correspondente à revista e livro enviados aos assinantes.

Agora, seguindo a proposta da última postagem, comentar sobre um dos projetos de reedição que não o meu próprio, entre os ótimos projetos apresentados, escolho comentar um pouco da proposta da Vitória Regina Mendonça dos Santos, que pode ser vista aqui:

No vídeo, a Vitória propõem a reedição do livro de poemas “Tudo nela brilha e queima” da autora Ryane Leão. A proposta de reedição da Vitória é relacionada a organização dos poemas e ilustrações do livro, que pelas alterações sugeridas, mudam a forma como esse livro vai ser recebido pelos leitores.

Vitória sugere que os desenhos sejam mais espaçados no decorrer da leitura, o que é bastante importante para o leitor ter momentos de respiro durante a leitura. Além disso, Vitória sugere que haja mais ilustrações durante o livro para ilustrar as poesias e legendas para essas ilustrações.

Eu acho que essa é uma ótima ideia, quando leio livros de poema gosto muito quando há alguma ilustração para acompanhar a leitura, acho que acrescenta um nível a mais de reflexão sobre o que estamos lendo e as legendas nas ilustrações poderiam auxiliar o leitor a relacionar a ilustração com o poema correspondente.

Quanto a organização dos poemas no livro, Vitória sugere que os poemas sejam separados pelas datas de publicação, pois antes de formarem o livro eram publicados no blog da autora, e no livro não há indicações sobre o início e fim dos poemas por meio de títulos, e acabam por se misturar durante a leitura.

Acho que a reorganização, sugerida para ser feita com as datas de publicação no blog, é algo bem prático e importante para que o leitor possa se contextualizar e saiba delimitar o início e fim dos poemas mais facilmente, auxiliando na fluidez da leitura e trazendo uma outra impressão sobre o livro, devido a nova forma de textualização sugerida.

Outros projetos de reedição dos participantes da disciplina podem ser visto no canal do Comunica, na playlist “Toró de ideias”.

Obrigada por me acompanharem até aqui! Até mais!

--

--

Júlia Bastos Lima de Almeida

Espaço para escrita semanal sobre as reflexões feitas a partir dos textos lidos na disciplina Discurso Literário: Criação, Edição e Consumo — ENPE 2020