Textos — Discursos em cena

Júlia Bastos Lima de Almeida
2 min readJan 11, 2021

--

Aos 45 minutos do segundo tempo, aqui estou eu retomando a escrita das publicações faltantes para finalizar a disciplina Discurso Literário: criação, edição e consumo. Nesta 1ª de 3 publicações que ainda não tinha conseguido escrever, venho trazer algumas reflexões sobre os textos e suas condições de produção.

Como vimos durante a disciplina, a produção, circulação e recepção de textos envolvem uma combinação de diversos fatores, sendo eles sociais, históricos, linguísticos, etc. Cabe a nós, pesquisadores, descrever os funcionamentos e sabermos interpretar as relações estabelecidas.

Um texto assume seus sentidos dependendo dos jogos de sentido estabelecidos entre os interlocutores, e é a partir dessas relações que podemos entender a cena discursiva estabelecida através/por meio de um texto, assim conseguimos descrevê-lo e analisá-lo por meio da perspectiva discursiva.

O quadro cênico é formado pela cena englobante + cena genérica que formam a cenografia. A cena englobante diz respeito ao tipo de discurso (Exemplo: Discurso literário), a cena genérica é o modo como o discurso se organiza (conto, poema, romance, etc.), e a cenografia é o modo como se dá a textualização desse discurso, sua materialização, como será feita a sensibilização desse discurso para o interlocutor.

Sobre o objeto editorial que escolhi estudar, a revista literária do clube de assinatura de livros da TAG- Curadoria, penso que a cena englobante da revista seria “mercado editorial de literatura” e a cena genérica seria “revista sobre literatura”. A junção da cena englobante e da cena genérica constituem a cenografia da TAG, uma vez que a empresa constrói, por meio da revista, a imagem que almeja que a comunidade discursiva, formada pelos assinantes do clube (Os Taggers), tenha da marca.

Por fim, podemos dizer que é através dos textos presentes na revista, da textualização, da forma como os assuntos tratados sobre as obras enviadas são organizados e documentados, para que o público os receba, que podemos observar os traços discursivos postos em cena que sensibilizam para a construção do Ethos discursivo da TAG como uma empresa que quer se mostrar como jovial, engajada socialmente e propositora de experiências de leitura transformadoras.

Obrigada e até o próximo texto!

--

--

Júlia Bastos Lima de Almeida

Espaço para escrita semanal sobre as reflexões feitas a partir dos textos lidos na disciplina Discurso Literário: Criação, Edição e Consumo — ENPE 2020